“Minhas roupas favoritas são aquelas que
eu invento para uma vida que ainda não
existe, o mundo de amanhã”
Pierre Cardin
Pierre Cardin, a lenda no mundo de design de moda, nasceu em 1922 em San Biagio di Callata (Veneza, Itália). Aos dois anos se mudou com a família para a França e em 1945 decidiu morar em Paris, onde começou a trabalhar para grandes marcas da época como Paquin e Schiaparelli. Em 1946, Christian Dior que tinha acabado de lançar a sua marca, o contratou como estilista.
Em 1950, o Pierre Cardin criou a sua própria marca e dois anos depois lançou a sua primeira coleção de alta-costura. Naquele momento ele já revolucionou o mundo da moda sendo o primeiro a desenvolver saias acima dos joelhos e lançar a moda unissex.
A grande criação que o levou à fama foi o vestido “bolha”, apresentado em 1954.
Como base nesse sucesso e buscando ampliar o seu negócio, Pierre Cardin inaugurou a sua primeira boutique de alta-costura para o público feminino. Em 1959, de forma pioneira, ele lançou a sua primeira coleção pret-a-porter feminina buscando democratizar a moda para que todos pudessem ter acesso a roupas de qualidade e tendências da moda. Em 1960, ele lançou a sua primeira coleção masculina chamada “Cylinder”, apresentada por 250 estudantes; o famoso costume utilizado pelos Beatles fez parte dessa coleção.
O Pierre Cardin também é considerado um dos pioneiros da moda futurística, e é reconhecido como a pessoa que iniciou a nova era de design espacial.
O universo do Pierre Cardin é múltiplo, proteico e avant-garde.
Moda, acessórios, joias, perfumes, móveis, teatro, cama, mesa e banho e restaurantes (Maxim’s)…esse é o universo do Pierre Cardin, em constante movimento.
Formas geométricas, circulares e triangulares combinados com uma mescla de materiais tradicionais e sintéticos, criam linhas inimitáveis que são reconhecidas no mundo todo.
Japão nos anos 60, China nos anos 70, encontros inusitados, o dia a dia, além de (r)evoluções sociais, culturais e industriais representam infinitas fontes de inspiração para o designer.
Todas as suas coleções demonstram um apetite feroz para experimentação.
Convidar estudantes cursando o último ano da faculdade de Moda a engajar e participar de um concurso onde desenvolvem croquis que possam reinterpretar de uma maneira pessoal, o estilo único de Pierre Cardin. A visão futurista do criador, linhas geométricas, assim como o uso de materiais e tecidos sustentáveis devem ser considerados ao elaborar o trabalho.
Maison Pierre Cardin Paris
A escolha do aluno é livre e pode optar por qualquer uma das opções abaixo:
– Croquis (modelo masculino)
– Croquis (modelo feminino)
– Croquis (modelo infantil)
– Criatividade
– Originalidade
– Reinterpretação pessoal do estilo Pierre Cardin
– Técnica empregada
– Proposta têxtil e materiais que sigam uma moda sustentável
– Documentação visual realizada para explicar o conceito criativo
Página 1: O croqui/desenho
Página 2: Texto descritivo do conceito criativo, proposta têxtil e materiais (no máximo 350 palavras)
– Amostras de tecidos são opcionais e podem ser demonstrados de forma digital em uma das páginas
– Enviar as 2 páginas no mesmo arquivo em formato PDF via e-mail para concurso@pierrecardin.com – nome do arquivo deve indicar o nome do aluno e da
Universidade/Instituição
Fase1:
– O coordenador(a) do curso de moda de cada universidade deve avaliar todos os croquis dos seus alunos que participarão e selecionar apenas 3 croquis finais que representarão a instituição/universidade. Não são três croquis por aluno.
– Estes 3 croquis selecionados devem ser enviados à Maison Pierre Cardin Paris através do e-mail concurso@pierrecardin.com pelo coordenador(a) até o dia 10 de Abril. Devem ser enviados 3 arquivos separados, seguindo as Regras de Envio, indicando o nome do aluno e da universidade/instituição.
Fase 2:
– Os jurados do concurso analisarão todos os croquis enviados e elegerão os 40 finalistas. Este grupo será convidado para participar de um workshop conduzido pelos Designers da Maison Pierre Cardin Paris no Showroom da Vicunha, no dia 8 de Maio em São Paulo.
– O vencedor do concurso será anunciado pelo Presidente da Pierre Cardin Paris, Rodrigo Basilicati Cardin, ao final do desfile da nova coleção da Maison no dia 9 de Maio em São Paulo.
– Convite de estágio de 2 a 3 meses para trabalhar diretamente com o time de design da Maison Pierre Cardin em Paris
– Passagem ida/volta para Paris
– Acomodação e alimentação em Paris durante o período do estágio
– Auxílio de custos para despesas pessoais durante o período do estágio
*Todos os itens de premiação descritos acima serão fornecidos pela Maison Pierre Cardin de Paris
Rodrigo BASILICATI CARDIN – Presidente da Maison Pierre Cardin Paris
Kimiyoshi MIURA –Designer da Maison Pierre Cardin
Gian-Paolo GIANNOTTI – Designer da Maison Pierre Cardin
Richard RACZYNSKI – Designer da Maison Pierre Cardin
– Estudantes de Moda que estejam cursando o último ano da graduação (bacharelado ou tecnólogo) de um curso superior reconhecido pelo MEC
– Acima de 18 anos
– O coordenador(a) do curso deve preencher, assinar e enviar o formulário de inscrição para concurso@pierrecardin.com até o dia 3 de Março de 2023
– O coordenador(a) do curso deve enviar os 3 croquis finais que representarão a Universidade/Instituição via e-mail para concurso@pierrecardin.com até o dia 10 de Abril de 2023
3 de Fevereiro: Abertura das inscrições
3 de Março: Prazo para se inscrever
10 de Abril: Prazo para envio dos croquis
8 de Maio: Workshop – Showroom Vicunha – São Paulo, SP
9 de Maio: Desfile Maison Pierre Cardin Paris – São Paulo, SP
O ponto de contato entre a Universidade/Instituição e a Pierre Cardin é a coordenação do curso de Moda/Design de Moda. Contatos realizados diretamente por alunos não serão atendidos. Para mais informações a respeito do procedimento de inscrição e/ou dúvidas, entre em contato através do e-mail concurso@pierrecardin.com